7 - Modificação no processo de renovação das Cédulas Profissionais



Modificação no processo de renovação das Cédulas Profissionais

 

A Ordem dos Médicos iniciou em 2012, através de um protocolo celebrado com o banco Santander Totta, o processo de substituição e renovação das cédulas profissionais.

Agora, que terminou o prazo de vigência do protocolo então celebrado, a Ordem dos Médicos decidiu não renovar este protocolo e assumir directamente o processo com as entidades emitentes (SIBS e MULTICERT) para adequar melhor o modelo às disponibilidades dos médicos.

Por isso, a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos assume e garante o atendimento de todos os agendamentos efectuados até 18.08.2016 no dia, hora e local escolhido. Após essa data, o procedimento de substituição e renovação das cédulas profissionais passa a estar disponível no horário de expediente dos Serviços Administrativos da Secção Regional do Norte e nas respetivas Sub-regiões (Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real). No caso de Bragança, como não existe sede atualmente e enquanto não for encontrada uma solução local, os médicos podem optar por qualquer uma das outras sub-regiões ou, em alternativa contactar diretamente os serviços administrativos da Secção Regional do Norte, para encontrar uma solução de agendamento mais apropriada.

A renovação da cédula profissional continua a não acarretar qualquer custo directo para os médicos, sendo esta facultada com as funcionalidades disponíveis para ser utilizada, incluindo o envio das credenciais de utilização do certificado digital, as quais deverão ser sempre guardadas pelo médico em local seguro. Todavia, e apesar dos esforços encetados e em curso, as situações de reenvio de credenciais por perda ou extravio representam um custo directo para o médico, pelo qual se está a estudar formas alternativas e complementares de envio das credenciais, nomeadamente o envio das mesmas por carta, para além do atual SMS. Desta forma, pretende-se vir a minimizar a necessidade de reenvio de credenciais.

A captura da fotografia para a cédula profissional e recolha de assinatura continua a ser feita no momento do atendimento. No entanto, e se assim o desejar, o médico pode entregar em formato físico ou digital uma fotografia tipo passe a seu gosto.


Esperamos desta forma estar ainda mais perto, respondendo às necessidades de cada um!


Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos

Porto, 8 de Agosto de 2016