-
Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
-
A SRNOM
-
Médicos e especialidades
-
Espaços SRNOM
-
Comunicados
-
Serviços
-
Qualidade
Artigos de Opinião
Newsletter
Legislação
Regulamento
A Reunião Geral de Médicos realizada no dia 11 de Junho de 2014, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, resultou numa clara manifestação de apoio às medidas inscritas no ‘Memorando de Exigências’ da OM e no apoio à realização de uma greve nacional de médicos proposta pela FNAM.
A revolta demonstrada contra as políticas desastrosas, desumanas e humilhantes do Ministro da Saúde, que violam profunda e continuadamente a dignidade das pessoas e dos médicos, foi por demais manifesta.
De facto, são cada vez mais evidentes as razões pela qual a Ordem dos Médicos deve assumir uma atitude firme em defesa da qualidade do exercício da Medicina e dos cuidados de saúde prestados aos doentes.
Este é, definitivamente, o tempo de nos fazermos respeitar e sermos consequentes na acção política, exigindo o respeito e a valorização de uma classe profissional que, diariamente, dá o melhor de si em benefício dos doentes e do serviço público de saúde.
A Ordem dos Médicos, legitimada pelas centenas de colegas presentes nesta Reunião Geral de Médicos, não vai abdicar dos pontos constantes do documento apresentado ao Ministério da Saúde. Entendemos ainda que a continuação do diálogo com os seus responsáveis só poderá ser concretizado, caso haja um compromisso expresso de aplicar as propostas apresentadas.
Aguardamos serenamente que o Ministério envie a acta da reunião realizada no dia 6 de Junho, para avaliarmos o grau de abertura e compromisso existentes. Os médicos estão preparados para levar a cabo todas as medidas concretas já apesentadas pela Ordem dos Médicos.
Desde já, na próxima segunda-feira, em cumprimento de um dos princípios do nosso Memorando, o Conselho Regional do Norte irá apresentar em Conferência de Imprensa um conjunto de denúncias relativamente à prestação de cuidados de saúde na região Norte.
Porto, 13 de Junho de 2014
O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos