25 - Ordem do Norte solidária com a contestação dos médicos do IPO do Porto



Nota de Imprensa 16/06/2015

Descansos compensatórios obrigatórios
Ordem do Norte solidária com a contestação dos médicos do IPO do Porto


O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) tomou conhecimento que o Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) convocou uma greve de Médicos do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto para os dias 18 e 19 de Junho. Tal medida tem como objectivo o cumprimento da legislação em vigor sobre o trabalho médico, concretamente a aplicação prática dos descansos compensatórios obrigatórios.

Não obstante as intervenções sindicais sobre esta matéria, a administração do IPO do Porto continua a não aceitar o direito ao descanso compensatório obrigatório com prejuízo de horário, desrespeitando a lei e as deliberações hierárquicas (ACSS).

Conscientes de que estamos perante matéria do foro laboral, e portanto, eminentemente sindical, não podemos deixar de apoiar os médicos do IPO do Porto que decidam aderir à posição reivindicativa assumida pelo Sindicato dos Médicos do Norte.

É que, a administração do IPO do Porto, ao manter a sua posição, coloca em sério risco a saúde dos doentes e dos médicos, prejudica a qualidade dos cuidados de saúde e aumenta de forma significativa a possibilidade de erro médico.

Está em causa a boa prática médica e a segurança da prestação de cuidados de Saúde, valores dos quais o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos não abdica em momento algum.


O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos
Porto, 16 de Junho de 2015