Data

01 Set 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Arrepios são causados por células nervosas específicas

Estudo publicado na revista ''Nature Neuroscience''

O sistema nervoso simpático contém diferentes tipos de neurónios que regulam funções biológicas específicas, como é o caso do controlo muscular erétil, dá conta um estudo publicado na revista “Nature Neuroscience”.

Este sistema involuntário, que está de certo modo fora do controlo consciente, tem como objetivo manter um equilíbrio de funções corporais e regular as atividades diárias, tais como locomoção, ingestão, temperatura corporal e a resposta de luta ou fuga.

O sistema nervoso simpático tem sido considerado não-específico, produzindo a mesma resposta independentemente do tipo de fenómenos físicos ou emocionais que o estimulam. Contudo, até à data, os estudos realizados têm limitado a sua análise a determinados órgãos ou células, não tendo por isso sido demonstrada a presença de especificidades no sistema.

Neste estudo, os investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, realizaram uma análise de maiores dimensões e demonstraram que existem vários diferentes tipos de neurónios simpáticos e que estes estão envolvidos em funções específicas.

Alessandro Furlan, primeiro autor do estudo, referiu que verificaram nomeadamente que os arrepios e ereção do mamilo são causados por neurónios que são especializados em regular estas funções ao controlarem os músculos de ereção nesses tecidos.

Os investigadores conseguiram demonstrar que as células nervosas simpáticas são heterogéneas e especializadas em diferentes funções e que os órgãos que elas controlam estão envolvidos na sua especialização.

“Agora que temos a informação celular e molecular, o futuro promete ser muito entusiasmante, pois este conhecimento pode ser utilizado para compreender como este sistema é formado durante a gestação e como os diferentes tipos de neurónios controlam funções distintas do corpo”, revelou, em comunicado de imprensa, o líder do estudo, Patrik Ernfors.