Data

18 Fev 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Crianças com hábitos saudáveis seguem uma dieta próxima da mediterrânica

Estudo publicado na revista ''Nutrients''

As crianças e adolescentes entre os nove e os 17 anos que têm um padrão de vida saudável têm uma alimentação mais próxima da dieta mediterrânica, esta é uma das conclusões do estudo “Padrões de hábitos alimentares, estilos de vida e excesso de peso em crianças e adolescentes espanhóis no estudo científico ANIBES”.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à ALERT, o estudo, realizado pela Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) conjuntamente com um comité científico de especialistas, focou-se na identificação de padrões de estilos de vida e padrões alimentares em menores (nove a 17 anos) que participaram no estudo científico ANIBES (“Antropometria, Ingestão, e Balanço Energético em Espanha”).

O estudo, publicado na revista “Nutrients”, identificou quatro padrões diferentes de alimentação, entre os quais se destaca o padrão mediterrânico, pela sua proximidade com a dieta mediterrânica tradicional.

“Caracteriza-se pela predominância de vegetais, azeite, peixe, frutas, iogurte, leite fermentado e água e uma menor ingestão de outros alimentos e bebidas, carnes processadas, molhos, doces, bebidas açucaradas e suplementos alimentares”, explicou a presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC), Carmen Pérez-Rodrigo.

“Também foram identificados outros padrões como o denominado 'aperitivos', caracterizado por um elevado aporte de pão, carnes processadas e queijo. O padrão ‘massa’, centrado numa elevada ingestão de massas, molhos e temperos, assim como produtos de padaria mas com baixo consumo de legumes”, refere Carmen -Rodrigo.

“Por último, existe outro padrão de alimentos denominado leite e alimentos açucarados caracterizado pela elevada quantidade de leite, açúcar, alimentos açucarados e suplementos alimentares”.

Este estudo também demonstrou que com base na análise dos hábitos alimentares, atividade física, comportamentos sedentários e horas de sono existem dois padrões de estilos de vida. Identificou-se um padrão de estilo de vida saudável caracterizado por elevados índices de atividade física, uma escassa atividade sedentária, uma alimentação saudável e uma duração de sono adequada, e um padrão de estilo de vida pouco saudável, caracterizado por uma baixa atividade física e uma alimentação menos adequada. Neste padrão inclui-se uma elevada percentagem da população feminina entre os 9 e os 17 anos (32% do total de indivíduos).