José Manuel Pinheiro

Natural de S. Mamede de Infesta – Matosinhos.

Concluiu no Conservatório Nacional o Curso Superior de Composição. Frequentou no Conservatório de Música do Porto o Curso Superior de Piano e parte do Curso Geral de Violino e Canto. Obteve o grau de licenciatura em Música na Universidade de Aveiro e concluiu com distinção o mestrado em Choral Education na Roehampton University - Londres.
Na área da música, direção de orquestra/coro e da pedagogia frequentou cursos em Espanha, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Áustria.

A sua atividade dominante incide sobre a pedagogia, educação e animação cultural - musical.

Conquistou com o "ENSEMBLE VOCAL PRO MUSICA", projeto que criou em 1991 e de que é diretor artístico desde a sua fundação, vários prémios em concursos internacionais, sendo de destacar o 1º Prémio – Diploma de Ouro na Categoria de Música Sacra, bem como o Grande Prémio do Concurso de Veneza, em setembro de 2007 bem como a Medalha de Ouro na Categoria de Música Sacra e Prémio de Melhor Interpretação do Concurso Praga Cantat 2018.

 

Leciona no Conservatório de Música do Porto as disciplinas de Organologia e de Acústica Musical e no Curso de Música Silva Monteiro a disciplina de Classes de Conjunto.