O "Porto Revisitado" é um ciclo de visitas guiadas pelo historiador Joel Cleto, organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos em colaboração com a empresa PH Tacitus, que explora a história e os locais emblemáticos do Porto, o seu património histórico e cultural, sendo direcionado aos médicos e seus acompanhantes.
 
As visitas têm habitualmente uma periodicidade mensal, e abordam diferentes temas e zonas do Porto. Utilizam sistemas de audioguia (telemóvel e auriculares) para uma melhor audição.

 

A inscrição é efetuada através de resposta ao mail enviado aos médicos inscritos na SRNOM antes de cada sessão, ou ao link presente nas redes sociais da Nortemédico. Estejam atentos!

 

 

Joel Cleto
Historiador

 
 

Arqueólogo, Historiador, divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o centro de investigação. Autor e apresentador, semanalmente, desde 2006, de programas sobre História e Património na estação televisiva “Porto Canal”. Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento em televisão), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, Melhor Trabalho Media; e 2019, Informação turística). Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.