Data

04 Jun 2023



Fonte

SRNOM





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Nota de pesar – António Araújo Teixeira (1931-2023)

António Manuel Sampaio de Araújo Teixeira nasceu no Porto, na freguesia de Cedofeita, a 29 de novembro de 1931. Frequentou o Colégio Universal e o Liceu D. Manuel II, antes de se licenciar na Faculdade de Medicina do Porto, em 1956, com a classificação de 18 valores.

Iniciou a sua carreira hospitalar no Hospital de Santo António, concluindo o Internato Geral com 19 valores e o Internato de Cirurgia com 20 valores, no serviço de Cirurgia, dirigido pelo seu pai. Foi convidado para Médico Eventual do Hospital de São João e Segundo Assistente da Faculdade de Medicina do Porto, cargo que ocupou até 1966, altura em que se doutorou, sendo nomeado Primeiro Assistente, depois Professor Auxiliar e a seguir, Professor Agregado.

Frequentou, de 1962 a 1963, o serviço de Cirurgia do Hospital Bichat, em Paris, sob a direção de Jacques Hepp, considerado um centro de alto prestígio internacional em Cirurgia Hepatobiliar. Mais tarde, foi nomeado pela direção do Hospital de São João, Diretor do Internato médico, de 1971 a 1974, organizando as Jornadas de Pós-Graduação. Posteriormente foi nomeado Diretor do Serviço de Cirurgia 2, do mesmo hospital, cargo que ocuparia durante 27 anos. Em 1976 foi aprovado por unanimidade Professor Catedrático de Cirurgia e teve a seu cargo a regência de três disciplinas de Cirurgia: Medicina Operatória, Patologia Cirúrgica e Clínica Cirúrgica, bem como a coordenação de Ensino de Cirurgia, cargo que manteve até à data da sua jubilação, em 2001.

O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do reconhecido cirurgião. António Araújo Teixeira faleceu no dia 3 de junho, aos 91 anos. Deixa um enorme legado na Cirurgia Geral e uma carreira médico-científica de sucesso. Hoje ficamos todos mais pobres com a sua partida e o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos expressa as mais sinceras condolências à família, recordando o seu trajeto e influência na Cirurgia, recordando-o como uma referência nacional, prestigiando a Medicina e a Ciência no nosso país.

O funeral decorrerá amanhã, dia 5 de junho, pelas 15:00, na Igreja do Foco na cidade do Porto.