Data

08 Ago 2017



Fonte

Tempo Medicina





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



O SNS é português ou inglês? - Tempo Medicina

CRN da Ordem dos Médicos critica versão inglesa do novo sistema de classificação de doentes

O Conselho Regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos critica a obrigatoriedade de utilização nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da versão inglesa do novo sistema de classificação de doentes ICD-10.

«O SNS é português ou inglês?», questiona aquele Conselho Regional num comunicado, dizendo de forma irónica recear que, «no futuro obriguem os profissionais de saúde portuguesa a registar, no processo dos doentes do SNS, as colheitas de dados clínicos em inglês ou, quem sabe, a realizar toda a interação com os cidadãos em inglês».

Em causa está o despacho n.º 10.537/2013, de 13 de agosto, que criou uma equipa de projeto responsável pelo planeamento da implementação, em Portugal, do sistema de codificação clínica ICD-10-CM (International Classification of Diseases, 10th Revision, Clinical Modification), em substituição da ICD-9-CM (9th Revision).
Um outro despacho (n.º 9090/2015, de 3 de agosto de 2015) veio depois estipular que a nova codificação entraria em vigor a 1 de janeiro de 2017.

 

Poderá consultar a notícia completa no seguinte endereço.