Data

27 Out 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Exercício físico combinado reduz risco de doenças cardiovasculares

Estudo apresentado nas ''II Jornadas Científicas da Juventude''

O exercício físico combinado (força e cardiorrespiratório) diminui o risco de doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo preliminar apresentado nas “II Jornadas Científicas da Juventude” que decorrem hoje em Coimbra.
Marco António, colaborador do programa "O coração é a razão", que teve início em fevereiro, na Mealhada, refere que os indivíduos que se sujeitam a treino combinado "esforçam menos o coração, o que diminui o risco de doença cardiovascular".
Adicionalmente, a atividade física combinada apresenta resultados "muito favoráveis" em quem sofre da diabetes, glicemia alta, síndrome metabólica e diminui a percentagem de gordura corporal e perímetro abdominal.
O trabalho de Marco António pretende aferir o benefício da atividade física para idosos e pessoas em grupos de risco, de modo a sensibilizar os médicos e professores de educação física a encaminhá-los para treinos combinados.
"Pretendemos sujeitar estas pessoas ao exercício combinado e saber a resposta que causa neles e, de um modo geral, as respostas têm sido positivas", referiu o jovem professor de educação física e doutorando em Ciências do Desporto, salientando também que estas pessoas têm "menos possibilidade de sofrer de angina de peito".
De acordo com a notícia avançada pela agência Lusa, o programa "O coração é a razão" é desenvolvido em parceria com a Misericórdia e município da Mealhada, Universidade de Coimbra e Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
As “II Jornadas Científicas da Juventude” decorrem no auditório do Estádio Universitário de Coimbra sob o lema "STOP - Se Tás na Onda Previne!".
A iniciativa pretende dar oportunidade aos jovens universitários de apresentar os seus trabalhos e projetos na área da prevenção cardiovascular, proporcionando-lhes troca de conhecimentos com profissionais de outras áreas científicas.