Data

01 Mar 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Falta de enfermeiros especialistas em saúde familiar

Alerta de uma investigadora

Há falta de enfermeiros especialistas em saúde familiar para responder às necessidades dos cidadãos, defende uma investigadora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

A professora e investigadora da ESEnFC, Margarida Alexandra Moreira da Silva, alerta para a "necessidade de formação especializada para a prática avançada de Enfermagem de Família nos cuidados de saúde primários", denunciando "que há um desfasamento entre as orientações políticas, ou a própria teoria de Enfermagem, e o que acontece na prática clínica".

De acordo com uma notícia avançada pela agência Lusa, com base num estudo que envolveu 871 enfermeiros de 14 agrupamentos de centros de saúde e duas unidades locais de saúde da região Centro, a docente da ESEnfC constatou "que aqueles profissionais atribuem bastante importância a uma Enfermagem centrada no trabalho com as famílias".

A importância do enfermeiro de família está amplamente reconhecida, garante a investigadora, lembrando que desde a Declaração de Munique (Conferência Ministerial da Organização Mundial de Saúde, em 2000) "a figura do enfermeiro de família surge como a de um profissional que, integrado numa equipa multidisciplinar, é responsável pelo contínuo de cuidados a um grupo limitado de famílias, desde a conceção até à morte e nos acontecimentos de vida críticos".

Contudo, Margarida Alexandra Moreira da Silva referiu que a maioria dos enfermeiros que trabalha nos cuidados de saúde primários é licenciada em Enfermagem (habilitada para cuidados gerais), havendo, também, neste domínio de atuação, enfermeiros especialistas com formação avançada em diferentes áreas, tais como Saúde Pública, Saúde Comunitária, Saúde Infantil e Saúde Materna.

“Há um desfasamento entre as orientações políticas, ou a própria teoria de Enfermagem, e o que acontece na prática clínica", refere a investigadora recordando que as competências para o enfermeiro especialista em saúde familiar já estão definidas desde há cinco anos.

"Há cuidados especializados que não estão a ser assegurados por não existirem enfermeiros especialistas em saúde familiar", conclui Margarida Alexandra Moreira da Silva.