Data

22 Jun 2016

Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter

Molécula envolvida no metabolismo pode potenciar eficácia de vacinas

Estudo publicado na revista ''Immunity''

Uma molécula relativamente desconhecida que regula o metabolismo pode ser a chave para aumentar a imunidade contra o vírus da gripe e outros vírus, sugere um estudo publicado na revista “Immunity”.
O estudo levado a cabo pelos investigadores da Universidade de Vermont, nos EUA, descobriu que uma proteína denominada MCJ (do inglês, methylation controlled J) pode ser alterada para aumentar a resposta do sistema imunitário à gripe.
O metabolismo é uma função crucial que ajuda a manter as células vivas. Este desempenha um papel importante numa vasta gama de processos, desde a conversão dos alimentos em energia à capacidade de combater uma infeção. A MCJ é a parte da célula que produz energia e permite que o processo do metabolismo ocorra. “É o motor da célula”, refere, a líder do estudo, Mercedes Rincon.
A investigação apurou que a MCJ funciona como um sistema de travagem e que na sua ausência as mitocôndrias (um organelo celular) ficam hiperativas.
Nos linfócitos T, especificamente os linfócitos TCD8 que combatem o vírus e as infeções, o metabolismo ajuda a assegurar que estas células se mantêm ativas. Quando os vírus atacam, os linfócitos TCD8 conseguem detetá-los e eliminá-los, deixando ao mesmo tempo os tecidos saudáveis e intactos. O estudo apurou que a MCJ controla o metabolismo dos linfócitos TCD8. Esta proteína impede que a mitocôndria gere demasiada energia e que os linfócitos TCD8 fiquem demasiado reativos.
As vacinas, como a da gripe, treinam os linfócitos TCD8 a identificar os vírus e a eliminá-los. Uma vacina eficaz faz com que estes linfócitos se lembrem e protejam o organismo contra o vírus durante um longo período de tempo.
No estudo, os investigadores infetaram ratinhos, sem a MCJ, com o vírus da gripe, de forma a mimetizar uma vacina, ou seja, desta forma os linfócitos TCD8 iriam aprender a reconhecer o agente patogénico. Após quatro semanas, os linfócitos TCD8 dos ratinhos infetados foram retirados e injetados noutros animais. Um dos grupos recebeu os linfócitos TCD8 normais e um outro sem a MCJ.
Os investigadores administraram aos novos animais doses elevadas do mesmo vírus da gripe. Verificou-se que os animais com os linfócitos TCD8 normais morreram, o que significa que a educação destas células pouco contribui para a proteção. Por outro lado, os ratinhos com os linfócitos TCD8 sem MCJ sobreviveram todos.
Os investigadores concluíram que os linfócitos TCD8 com os níveis normais de MCJ não foram tão eficazes a combater a infeção, porque o metabolismo das mitocôndrias não é suficientemente forte. Desta forma, a remoção da MCJ (travão da mitocôndria) pode melhorar a capacidade de proteção das células e, consequentemente, a eficácia da vacina.