Data

20 Jul 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Grávidas e crianças acompanhadas no Centro Hospitalar de Gaia vão ter benefícios

''Cartão da Grávida''? e ''Cartão do Bebé''? lançados pela autarquia

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai atribuir benefícios às mulheres grávidas acompanhadas nas instituições públicas de saúde do concelho e às crianças até aos três anos, nascidas no centro hospitalar.
Através de um protocolo com o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, a autarquia vai lançar o “Cartão da Grávida” e o “Cartão do Bebé”, permitindo aos seus utilizadores o acesso, de forma vantajosa, a produtos, serviços e bens, informou o presidente do município, Eduardo Vítor Rodrigues.
O “Cartão da Grávida” e o “Cartão do Bebé” deverão entrar em vigor a 01 de janeiro de 2017 e garantir aos portadores dos mesmos reduções de preços na utilização de equipamentos municipais, nas visitas ao Parque Biológico de Gaia e na realização de compras em lojas aderentes.
O objetivo desta iniciativa, de acordo com a notícia avançada pela agência Lusa, é valorizar o Centro Materno Infantil de Vila Nova de Gaia/Espinho, porque tem um nível enorme de consultas em saúde materna e um grande acompanhamento de mulheres grávidas, mas depois os partos são feitos fora do concelho.
“Há esta discrepância. Há um investimento ao longo de nove meses, mas depois contabilisticamente as crianças vão nascer fora do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues em declarações reproduzidas pela Lusa.
Além disso, o autarca realçou que esta iniciativa pretende ainda estimular e potenciar a procura de vigilância e acompanhamento médico da gravidez para que os cuidados de saúde pré-natais cheguem a um maior número de mulheres, contribuindo para a prevenção na doença da grávida e do nascituro.