Data

26 Jan 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Néctar de pêssego tem quase 5 pacotes de açúcar

Estudo divulgado pela Deco

Um néctar de pêssego ou uma lata de refrigerante contêm quase o equivalente a cinco pacotes de açúcar, um leite achocolatado pode corresponder a mais de três pacotes e até uma gelatina equivale a mais de duas saquetas de açúcar.
Um estudo divulgado pela associação de defesa do consumidor Deco revelou que uma embalagem de 330 mililitros de néctar de pêssego contém o equivalente a 4,8 pacotinhos de açúcar e quase o mesmo acontece a uma lata de refrigerante.
“Ainda assim, parte do açúcar contido no néctar de pêssego é natural, pois provém da fruta. Logo, esta bebida será melhor opção que o refrigerante, em que a maioria dos açúcares é adicionada”, refere o estudo.
De acordo com a notícia avançada pela agência Lusa, a associação de defesa do consumidor analisou 84 amostras de 28 alimentos pertencentes a 13 categorias, como marmelada, cereais de pequeno-almoço, néctares e refrigerantes, leites achocolatados, pão de forma, barras de cereais, fruta em calda e iogurtes.
De acordo com o estudo, um terço de uma barra de cereais é açúcar e até um copo de gelatina de morango tem açúcar equivalente a duas saquetas.
A Deco recorda que um adulto necessita em média de apenas 2.000 calorias por dia e não deve consumir mais de 50 gramas de açúcares, o que é equivalente a sete pacotes.
A associação aconselha os consumidores a estarem atentos à rotulagem dos alimentos e terem em conta que, quando adicionado, o açúcar figura na lista dos ingredientes, mas pode “surgir mascarado” com palavras como sacarose, glucose ou dextrose.
A Deco sugere que a lei da rotulagem deveria ser melhorada, nomeadamente através da criação de um sistema de cores – tipo semáforo – para o consumidor perceber de forma rápida se um produto tem ou não teores elevados de alguns nutrientes.