Data

13 Dez 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Feijões e ervilhas saciem mais que a carne

Estudo publicado na revista ''Food & Nutrition''

As refeições à base de legumes, como feijão e ervilhas, saciam mais que aquelas que incluem carne de porco e de vitela, sugere um estudo publicado na revista “Food & Nutrition”.
As recomendações dietéticas atuais incentivam o consumo elevado de proteína para ajudar a perder peso ou prevenir a perda de massa muscular associada à idade. Adicionalmente é recomendável consumir mais proteína à base de vegetais, como o feijão e ervilhas, e menos proteínas provenientes de carnes, incluindo a de porco, de vitela e de bovino, uma vez que a produção de carne afeta mais as alterações climáticas do que o cultivo de vegetais.
Contudo, até à data, ainda não se sabia se as leguminosas, nomeadamente os feijões e as ervilhas saciavam mais que a carne. Adicionalmente também não havia muita informação no que diz respeito ao impacto dos vegetais e na possibilidade destes catalisarem ou manterem a perda de peso.
Para o estudo, os investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, contaram com a participação de 42 homens aos quais foram servidas três refeições diferentes à base de feijão / ervilhas ou carne de vitela / porco.
O estudo apurou que quando os participantes ingeriam uma refeição rica em proteínas provenientes doa feijões e ervilhas, consumiam menos 12% de calorias na refeição seguinte do que quando comiam uma refeição à base de carne.
Anne Raben, uma das autoras do estudo, explicou que as refeições ricas em proteínas provenientes de leguminosas continham significativamente mais fibras do que as refeições onde as proteínas eram oriundas da carne de porco e vitela, o que provavelmente contribuiu para o aumento da sensação de saciedade.
O estudo também demonstrou que a ingestão de uma refeição com um menor teor de proteínas provenientes do feijão e das ervilhas saciava e era tão saborosa quanto as refeições ricas em proteínas oriundas da carne de vitela e de porco.
Estes achados contrariam a crença generalizada de que se deve consumir grandes quantidades de proteína de modo a aumentar a saciedade. Na opinião da investigadora estes resultados sugerem que a ingestão de uma refeição rica em fibras, com menos proteínas, pode resultar numa mesma sensação de saciedade.
Anne Raben conclui que apesar de serem necessários mais estudos, este sugere que as refeições à base de vegetais, que incluam especialmente feijões e ervilhas, podem ajudar a perder peso e funcionar como um hábito alimentar sustentável.