Data

04 Abr 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Leguminosas ajudam a perder peso?

Estudo publicado no ''The American Journal of Clinical Nutrition''

O consumo de uma porção diária de feijão, ervilhas, grão-de-bico ou lentilhas pode contribuir para uma perda de peso moderada, sugere um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”.

O estudo levado a cabo pelos investigadores do Hospital St. Michael, no Canadá, teve por base um estudo prévio do Centro de Modificação dos Fatores de Risco e Nutrição Clínica do hospital que tinham demonstrado que uma porção diária destes alimentos fazia com que as pessoas se sentissem mais saciadas, comparativamente com uma dieta controlo, reduzindo também significativamente os níveis do chamado colesterol “mau” (colesterol LDL).

Os investigadores, liderados por Russell de Souza, analisaram 21 ensaios clínicos que envolveram 940 adultos. Verificou-se que o consumo diário de cerca de 130 gramas deste tipo de leguminosas ao longo de seis semanas conduziu a uma perda de 0,34 kg, não tendo os participantes feito um esforço especial para reduzir os outros alimentos.

As leguminosas têm um índice glicémico baixo, o que significa que são metabolizados lentamente e podem ser utilizados para substituir ou reduzir a ingestão de proteína animal, assim como gorduras prejudiciais como as gorduras trans.

O investigador refere que 90% das intervenções de perda de peso falham em parte devido à fome e ao desejo por alimentos.

“Este estudo encaixa-se nos estudos anteriores, que constataram que as leguminosas aumentam a sensação de saciedade em cerca de 31%, o que pode, de facto, resultar num menor consumo de alimentos”, referiu Russell de Souza.

Um outro estudo publicado recentemente concluiu que a ingestão, em média, de uma porção diária de feijão, ervilhas, grão-de-bico ou lentilhas pode também reduzir o mau colesterol em cerca de cinco por cento, diminuindo consequentemente o risco de doença cardiovascular.

O investigador refere ainda que, apesar de a perda de peso ter sido pequena, os resultados sugerem que a inclusão de leguminosas na dieta pode ajudar a perder peso e, mais importante, a não o ganhar após o ter perdido.