Para ver o conteúdo no browser clique aqui.
 
 
 
 
DESTAQUE
 
Consulta Aberta
 
3ª Sessão com Paulo Macedo e António Sousa Pereira
 
O papel do médico na sociedade voltou a ser debatido no Salão Nobre da SRNOM, no dia 14 de março. A terceira sessão do Ciclo de Tertúlias “Consulta Aberta” reuniu os contributos e partilha de opiniões entre António Sousa Pereira e Paulo Macedo. Ambos os oradores apresentaram exemplos da presença dos médicos nas artes como atividades alternativas à sua profissão clínica, reforçando a importância de recuperar o prestígio social do médico na sociedade. A moderação do debate esteve a cargo do presidente do CRNOM, Eurico Castro Alves, numa iniciativa de sucesso que contou com cerca de 100 participantes, médicos e não médicos.
 
 
 
CONVIDADOS DA 3.ª EDIÇÃO DE "CONSULTA ABERTA"
 
 
O médico deve ser visto como um ser respeitável e com muito mérito, que lida com aquilo que temos de mais preciso, a saúde, bem como muitas realidades, incluindo com a morte. Sem nunca perder a base técnica e científica, que é fundamental, assim como a relação médico-doente, é indispensável. E nesse sentido, a Ordem dos Médicos tem marcado uma posição que faz a diferença”.
 
 
Paulo Macedo
CEO Caixa Geral de Depósitos
 
 
A sociedade evoluiu e temos que reconquistar o papel que já tivemos em tempos, associado a confiança, empatia, liderança. É urgente recuperar a função de conselheiro, daquele que acompanha ao longo da vida e ajuda a tomar decisões. E isso não tem acontecido. Os médicos não disponibilizam de tempo para falar com os doentes e isso tem um efeito profundamente negativo sobre a nossa profissão”.
 
 
António Sousa Pereira
Reitor da UP
 
 
 
 
NOTÍCIAS
 
 
Debate Eleições Legislativas
 
O CRNOM promoveu um debate entre médicos candidatos a deputados à Assembleia da República, no dia 5 de março, no Salão Nobre da SRNOM, moderado por Eurico Castro Alves. Manuel Pizarro (PS), Miguel Guimarães (AD), João Massano (IL), Cristiano Ribeiro (CDU), Bruno Maia (BE), Luís Coentro (PAN) e Raquel Pichel (Livre) abordaram as propostas de cada partido para a área da saúde.
 
 
Recital Dia da Mulher
 
Este ano, o Dia da Mulher foi assinalado na SRNOM de uma forma especial. Ângelo Martingo e Vítor Matos subiram ao palco do Salão Nobre no dia 8 de março para um recital de piano e clarinete, que contou ainda com a palestra “Mulher e Médica”, por Manuela Castanheira.
 
 
Livros
 
Durante o mês de março, a SRNOM recebeu várias apresentações de livros. “A vida toda num único poema - Antologia Poética de Armando Pinheiro", no dia 7, “Poemas da Alma”, de Manuela Praça, no dia 22 e no dia seguinte, a 23 de março, “Memórias e Reflexões do Cirurgião, do Cidadão”, de Alexandre José Linhares Furtado.
 
 
13.º Ciclo de Jazz
na Ordem
 
O Ciclo de Jazz está de volta à SRNOM para a sua 13ª edição. Depois do quarteto de João Próspero ter inaugurado o palco, no mês de fevereiro, com o álbum “Sopros”, foi a vez dos alunos da Escola de Jazz do Porto, divididos por combos, apresentarem os seus dotes musicais, a 15 de março.
 
 
Exposição
 
Albertino Valadares inaugurou a sua mais recente mostra de pintura no bar e corredores do Centro de Cultura e Congressos da SRNOM, a 15 de março.
 
 
Assembleia Regional
 
No dia 25 de março, o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos convocou mais uma Assembleia Regional, que teve como tema central a Aprovação da Ata da Assembleia Regional Ordinária de 6 de novembro de 2023 e a discussão e votação do Relatório e Contas da Gerência do Conselho Regional, relativas ao ano de 2023.
 
 
 
 
AGENDA
 
 
Workshop "Direito e Medicina"
 
O Conselho Sub-Regional do Porto vai promover workshops em que serão abordados as inequívocas implicações e enquadramento jurídico na atividade médica. As sessões decorrerão nos dias 10 de abril, 22 de maio e 20 de junho, pelas 21 horas, na SRNOM e as palestras serão asseguradas pela Consultora Jurídica da Região Norte, Inês Folhadela.
 
 
XXI Arte Médica e
XV Arte Fotográfica
 
Voltamos a trazer à Casa do Médico a arte e a criatividade e a celebrar juntos as várias manifestações artísticas dos colegas, sejam elas a pintura, escultura, fotografia ou artesanato. Não deixe de participar, de 3 de maio a 6 de junho e entregue as suas obras até ao dia 26 de abril.
 
 
13.º Ciclo de Jazz
na Ordem
 
No dia 19 de abril, não perca a atuação dos irmãos André e Bruno Santos no Salão Nobre da SRNOM. A trilogia das sombras é o tema deste concerto dos Mano a Mano que tem como ponto de partida a obra de Lourdes Castro.
 
 
Exposições
 
No dia 10 de abril, não deixe de visitar o Centro de Cultura e Congressos da SRNOM e estar presente na inauguração das exposições de pintura de Simão Pedro e Félix Rodrigues.
 
 
Livros
 
Os lançamentos de livros estão de regresso à SRNOM durante este mês. Pedro Sousa apresenta “Segredos que todos guardamos”, no dia 3 de abril. Já Manuel Mendes Silva volta à Casa do Médico no dia 12 de abril para apresentar a sua mais recente obra “História da Medicina, como era antes e como é agora”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Delfim Maia, 405, 4200-256 Porto
Telf. 22 507 0100
www.nortemedico.pt
 
Se não pretender receber a newsletter da SRNOM, clique aqui.
Esta mensagem é enviada automaticamente. Utilize os nossos contactos para qualquer esclarecimento ou mais informações. © SRNOM 2024