Para ver o conteúdo no browser clique aqui.
 
 
 
 
DESTAQUE
 
XXI Arte Médica e XV Arte Fotográfica
 
No Centro de Cultura e Congressos da SRNOM
 
De 3 de maio a 6 de junho, a arte e a criatividade voltam à Casa do Médico com a mais importante mostra de pintura, escultura, fotografia ou artesanato dos nossos colegas médicos. A SRNOM tem um grande orgulho na promoção deste evento que une a arte e a medicina de uma forma tão especial e que, acima de tudo, dá espaço à partilha, ao encontro e convívio entre colegas. Não deixe de visitar esta exposição única que desde há vários anos marca a agenda cultural da SRNOM. A inauguração é já no dia 3 de maio, às 21h30. Contamos com a sua presença.
 
 
 
 
NOTÍCIAS
 
 
Simpósio BIAL
 
Com o seu 14º Simpósio, a Fundação BIAL teve como objetivo principal envolver os oradores e o público em torno de uma reflexão profunda e interdisciplinar sobre aquela que talvez seja a característica definidora da mente humana: “a sua surpreendente capacidade de encontrar criativamente novas soluções”. O Simpósio "Aquém e Além do Cérebro" teve lugar no Salão Nobre da SRNOM, entre os dias 3 e 6 de abril, num formato exclusivamente presencial e foi dedicado ao tema “criatividade”.
 
 
Workshop "Direito e Medicina"
 
“Informação de saúde, Proteção de Dados Pessoais, Registos Clínicos, Segredo Médico e Prestação de Informação a Terceiros” foram alguns dos tópicos abordados na primeira sessão, a 10 de abril. A iniciativa do Conselho Sub-Regional do Porto da Ordem dos Médicos visa o esclarecimento dos médicos sobre “implicações e enquadramento jurídicos na atividade médica” e contou com uma elevada participação.
 
 
Livros
 
Durante o mês de abril, a SRNOM recebeu a apresentação de três livros. “Os segredos que todos guardamos”, de Pedro Matos Sousa, no dia 3, “História da Medicina – Como era antes e como é agora”, da autoria de Manuel Mendes Silva, no dia 12 e no dia 23 de abril, “Sinapses”, de Maria Manuela Ribeiro.
 
 
Exposições
 
No dia 10 de abril, vários espaços do Centro de Cultura e Congressos da SRNOM, foram decorados com as obras de Simão da Silva e Félix Rodrigues. Intituladas “Espelhos” e “Pedaços de Tempo”, respetivamente, ambas as exposições de pintura foram inauguradas pelas 18h30 e estiveram patentes até ao dia 25 de abril.
 
 
13º Ciclo de Jazz na Ordem
 
Trilogia das Sombras foi o tema do último concerto de Mano a Mano. Na noite de 19 de abril, os irmãos André e Bruno Santos foram os protagonistas de mais uma sessão do 13º Ciclo de Jazz na Ordem. A atuação decorreu no Salão Nobre da SRNOM e teve como ponto de partida a obra de Lourdes Castro, que ganhou vida através das guitarras e cordofones tradicionais da Madeira.
 
 
 
 
AGENDA
 
 
Ciclo de Tertúlias "Consulta Aberta"
 
A 4ª sessão do Ciclo de Tertúlias “Consulta Aberta” vai acontecer já no dia 9 de maio e tem como oradores convidados Manuel Sobrinho Simões e Maria de Belém Roseira para discutir o papel do médico na sociedade. Inscreva-se!
 
 
13.º Ciclo de Jazz na Ordem
 
No dia 3 de maio, não perca a atuação do quinteto “Demian Cabaud”, composto por João Pedro Brandão, José Pedro Coelho, João Grilo, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro. Já o trio “Che Chabón” sobe ao palco do Salão Nobre da SRNOM a 17 de maio para apresentar o projeto “Ballet Blanc”.
 
 
Grupo de Teatro da SRNOM
 
E porque todas as formas de arte são bem-vindas à SRNOM, acreditamos que podemos explorar e nutrir a paixão pelo teatro. “Dando voz” a uma Ordem ao serviço de todos e à renovação do nosso programa cultural, convidamo-lo a estar presente na apresentação deste grupo, já no dia 14 de maio, pelas 21h30.
 
 
Livros
 
Os lançamentos de livros estão de regresso durante este mês. Manuel Mendes Silva volta à SRNOM para apresentar “Olhares Diversos”, no dia 16 de maio, na Sala Braga.
 
 
Workshop “Direito e Medicina”
 
As próximas sessões desta iniciativa decorrerão nos dias 22 de maio e 20 de junho, pelas 21 horas, na SRNOM e as palestras serão asseguradas pela Consultora Jurídica da Região Norte, Inês Folhadela.
 
 
Sunset na Ordem
 
No âmbito das comemorações do Dia do Médico, os jardins da SRNOM vão receber, a 25 de maio, várias gerações de médicos num final de tarde descontraído ao pôr-do-sol.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Delfim Maia, 405, 4200-256 Porto
Telf. 22 507 0100
www.nortemedico.pt
 
Se não pretender receber a newsletter da SRNOM, clique aqui.
Esta mensagem é enviada automaticamente. Utilize os nossos contactos para qualquer esclarecimento ou mais informações. © SRNOM 2024