Aviso n.º 17189-B/2022, de 1 de setembro



Procedimento Concursal de Ingresso no Internato Médico 2023

 

Nos termos do disposto no artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 13/2018, de 26 de fevereiro, alterado, por apreciação parlamentar, pela Lei n.º 34/2018, de 19 de julho, e pela Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro, conjugado com o disposto no artigo 29.º do Regulamento do Internato Médico aprovado em anexo à Portaria n.º 79/2018, de 16 de março, torna-se público por Despacho da Vice-Presidente do Conselho Diretivo deste Instituto, de 01 de setembro de 2022, a abertura do procedimento concursal para ingresso no internato médico no ano de 2023, na sequência do Despacho n.º 10604-A/2022, de 31 de agosto, do Ministro das Finanças e das Secretárias de Estado da Administração Pública e da Saúde, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 168, 1.º Suplemento, de 31 de agosto de 2022.

 

1 - Vagas:

 

O número de vagas a colocar a procedimento concursal tem como limite o total nacional de capacidades formativas identificadas, conforme a legislação aplicável, para realização do internato médico.

 

2 - Estabelecimentos de realização da formação médica:

 

2.1 - Até final de outubro de 2022 é publicado no Diário da República e divulgado, na página eletrónica da ACSS, IP, o mapa de vagas referente à Formação Geral, bem como o período durante o qual os candidatos devem proceder, em portal eletrónico a disponibilizar para o efeito, à indicação, por ordem de preferência, dos estabelecimentos/serviços de saúde disponíveis para realização da Formação Geral.

 

2.2 - Até final de outubro de 2023, o mapa de vagas da Formação Especializada e respetivos estabelecimentos de colocação, é divulgado na página eletrónica da ACSS, IP, com informação relativa aos locais e calendário para a realização das escolhas.

 

2.3 - Aos mapas de vagas referidos nos pontos anteriores podem concorrer os candidatos admitidos ao procedimento concursal de ingresso no IM 2022, em conformidade com a tipologia da respetiva candidatura.

 

3 - Requisitos de admissão

 

3.1 - Podem ser admitidos ao presente procedimento concursal:

(...)