01-07-2014 - Comunicado CRNOM - Reunião Geral de Médicos Porto - 30/06/2014

Reunião Geral de Médicos - 30 de Junho
APOIO À INTERVENÇÃO SINDICAL

Realizou-se, ontem, 30 de Junho, no Porto, uma Reunião Geral de Médicos que juntou a Ordem dos Médicos (OM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
A iniciativa visou transmitir aos profissionais as razões de fundo que resultaram na apresentação do Memorando de Exigências ao Ministério da Saúde, por parte da OM, e na convocação de uma greve nacional para os dias 8 e 9 de Julho, por parte da FNAM.
O bastonário da OM, o presidente do Conselho Regional do Norte da OM e a presidente da FNAM contestaram a falta de transparência e o incumprimento que a tutela manifestou nos últimos dois anos, período subsequente ao acordo estabelecido com os sindicatos em Outubro de 2012. A recente produção legislativa veio comprovar a política desastrosa e o cinismo das estruturas dirigentes do Ministério da Saúde, tornando também cristalina a proposta política que defendem para o sector: enfraquecimento do Serviço Nacional de Saúde, desqualificação dos seus profissionais em geral, e dos médicos em particular; e crescente privatização do sistema.
A revolta e o descontentamento manifestados pelas centenas de colegas presentes levam a Ordem dos Médicos a apoiar as medidas de intervenção sindical previstas e, sobretudo, a estar totalmente disponível para uma luta que resulte na dignificação e valorização das pessoas, dos doentes e dos médicos, ao serviço de uma Saúde prestada com qualidade.

Porto, 1 de Julho de 2014
O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos