Data

19 Out 2018



Fonte

SRNOM





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Ciclo de Conferências | Às Sextas na Ordem - 19.Outubro às 18h30

Em relação à obesidade há alguns aspetos sobre os quais gostaríamos de refletir, nomeadamente: Porque é que é tão difícil ser-se magro e tão fácil ser-se obeso? Porque é que parecendo tão fácil resolver o problema da obesidade comendo menos, temos tanta dificuldade em o fazer? A incidência e prevalência da obesidade tem aumentado? Qual é, atualmente o problema mais grave, a nível global, a fome ou a obesidade? Tal como a fome, a obesidade também estará relacionada com a pobreza?

É para nos ajudar a pensar sobre estes e outros aspetos tão enigmáticos relacionados com a alimentação que vamos ter, na sexta-feira, dia 19 de Outubro, às 18h30 na Ordem dos Médicos, no Porto, uma autoridade consensualmente reconhecida, o Professor Nuno Borges, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, ao qual, desde já, muito agradecemos.

  

Nuno Borges | Nota Biográfica

Nasceu no Porto em 1966. Licenciou-se em Ciências da Nutrição em 1989 e doutorou-se em Biologia Humana na Faculdade de Medicina em 1995, sempre na Universidade do Porto.

É Professor Associado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, onde leciona há 26 anos. É Professor Associado Convidado no Mestrado Integrado em Medicina da Escola de Medicina da Universidade do Minho.
É atualmente Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, é membro da Direcção da Associação Portuguesa de Nutrição, Director da revista Acta Portuguesa de Nutrição e Investigador no CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Foi membro do Senado da Universidade do Porto e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Colaborou pontualmente na docência em diversas instituições de ensino superior, tais como a Faculdade de Medicina do Porto, o Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior, a Escola de Enfermagem da Universidade do Minho ou a Escola de Dietética da Universidade do Algarve.

Desenvolveu investigação na área da Farmacologia , das Neurociências e das Ciências da Nutrição, tendo publicado cerca de 50 artigos científicos por extenso em revistas internacionais com arbitragem científica.