Data

29 Mar 2018



Fonte

Diário de Notícias





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Farmácias alertam para importância do diagnóstico precoce no combate ao cancro - Diário de Notícias

A Cooperativa dos Proprietários de Farmácias (Cooprofar) anunciou hoje o lançamento de uma campanha de sensibilização em 1.200 farmácias para contribuir para o combate à doença oncológica, que "anualmente causa a morte de um em cada quatro portugueses".

Com o lema "Tempo é Vida -- Diagnosticar cedo o cancro pode fazer a diferença!", esta ação de sensibilização e informação tem como objetivo "alertar a população portuguesa para a importância de um diagnóstico precoce, enquanto fator diferenciador no sucesso das terapias e no combate ao cancro, demonstrando como a farmácia também pode ajudar nesta área", refere a Cooprofar, em comunicado.

Neste sentido, "a relação de proximidade e confiança que a farmácia estabelece com cada um dos seus utentes transforma o farmacêutico num profissional de saúde de fácil acesso para, desde logo, ajudar a identificar as pessoas de potenciais sintomas de doenças oncológicas", salienta.

"Esta capacidade para funcionar como o primeiro contacto na cadeia de saúde, possibilita uma antecipação decisiva do diagnóstico e, consequentemente, do encaminhamento e acompanhamento médico especializado necessário", acrescenta a Cooprofar.

 

Poderá consultar a notícia completa no seguinte endereço.