Data

25 Mai 2018



Fonte

SRNOM





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Serão na Ordem com o filme: La Règle du jeu

O Salão Nobre da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos volta a abrir portas para acolher mais uma sessão do ciclo Serão na Ordem com o filme: La Règle du jeu. Realizado por Jean Renoir, o filme é um misto de farsa e tragédia e desenha a decadência da sociedade francesa e as relações entre classes em vésperas da II Guerra Mundial.

Em "A Regra do Jogo", Renoir recorre a atmosferas plásticas da obra do seu pai, o pintor Pierre-Auguste Renoir, para revelar as complicadas histórias cruzadas de amor de senhores e criados durante um acidentado fim-de-semana de caça no palácio do marquês Robert de la Cheyniest. O cineasta assume, paralelamente com a posição de realizador, o papel do cruel Octave e faz-se rodear de um surpreendente elenco dominado pelas presenças de Marcel Dalio, Nora Gregor e Julien Carette.

A sátira valeu-lhe duras críticas e o filme começou por ser banido pelo governo de Vichy ainda em 1939. Três anos depois a película original terá sido destruída num bombardeamento e só em 1959 surgiu uma nova versão, restaurada, e que foi exibida no Festival de Veneza.

A sessão é gratuita e aberta ao público.