Data

11 Jun 2018



Fonte

SRNOM





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Workshop "Value-based Health Care - Cuidados de Saúde Baseados em Valor: Opção ou Necessidade?" | 11.Junho - 19h00

INSCRIÇÕES COMPLETAS

 

 

O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos em parceria com a Direção da Competência em Gestão em Serviços de Saúde, promovem no dia 11 de Junho (2ª feira), com início às 19h00, um workshop dirigido a todos os médicos, subordinado ao tema: Value-Based Health Care, da responsabilidade do Prof. Doutor João Marques Gomes, especialista nesta temática, sendo a Comissão Organizadora da sessão composta por: Dra. Fátima Carvalho e Dra. Isabel Cachapuz Guerra.   

A pressão demográfica reclama que se introduzam reformas urgentes no Serviço Nacional de Saúde de modo a garantir a sua sustentabilidade.

Para isso será necessário saber como está a ser gasto o dinheiro dos contribuintes. Atualmente desconhece-se se o montante dos impostos atribuído à saúde está a ser utilizado da maneira mais eficiente e da forma mais eficaz. Os hospitais públicos portugueses são financiados com base no numero dos procedimentos que realizam e grau de complexidade para a sua população alvo.

Que critérios podemos utilizar para garantir a qualidade dos cuidados prestados?

Que garantia temos que quem produz mais é quem produz melhor?

Com base em quê podemos afirmar que um prestador é melhor do que o outro?

Numa época em que os cuidados de saúde se pensam de livre acesso, dispomos de muito poucos dados para aferir este desempenho. Para que se possa ter a certeza que o dinheiro dos contribuintes é bem aplicado, é fundamental avaliar os resultados em saúde e ao nível do doente.

Recolher informação sobre o impacto terapêutico ao longo do tempo permite-nos saber com mais exatidão em que posição relativa os prestadores de cuidados de saúde se encontram e fornecer-lhes mecanismos que permitam melhorar e corrigir potenciais desperdícios.

Este workshop oferece uma introdução ao conceito de Value-Based Health Care (cuidados de saúde baseados em valor) e discute as suas implicações para a organização dos cuidados de saúde.