Data

14 Jun 2016



Fonte

ALERT Life Sciences Computing, S.A.





Partilhar
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter



Reumatologistas portugueses distinguidos

Distinção da Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas

A Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas distinguiu dois reumatologistas portugueses, Raquel Campanilho Marques e João Eurico Cabral da Fonseca.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), a reumatologista Raquel Campanilho Marques, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi distinguida durante o Congresso Anual da Liga por explorar a eficácia e a segurança de uma terapêutica que recorre à utilização de antagonistas do fator de necrose tumoral (anti-TNF) num grande grupo de doentes com dermatomiosite juvenil.

Segundo a notícia avançada pela agência Lusa, o estudo envolveu 66 pacientes com dermatomiosite juvenil, uma doença rara mas grave que afeta quer a pele quer os músculos e que pode provocar incapacidade variável e ser potencialmente fatal. Os pacientes foram tratados com agentes anti-TNF durante um período médio de 2,76 anos. Os investigadores constataram que tanto os músculos como a pele parecem melhoraram após a terapêutica.

O trabalho de Raquel Campanilho Marques foi realizado no Instituto de Saúde Pediátrica da Universidade College London, em Londres.

João Eurico Cabral da Fonseca, reumatologista do Hospital de Santa Maria e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, também foi reconhecido no congresso da EULAR, sendo o primeiro português a liderar a comissão científica da Liga.

A Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas (EULAR) é uma organização que representa sociedades científicas, associações de profissionais de saúde e organizações de pessoas com doenças reumáticas por toda a Europa que pretende promover, estimular e apoiar a investigação, prevenção, tratamento das doenças reumáticas e a reabilitação dos doentes.