António Araújo considera medidas de fixação de médicos no Interior insuficientes.
A carência de médicos em várias especialidades foi a nota transversal às visitas da Ordem dos Médicos ao Hospital de Barcelos e à região do Nordeste Transmontando no passado dia 13 de Março. Na primeira visita oficial a uma unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o bastonário da OM e o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) chamaram a atenção para as carências que colocam em causa o acesso das populações a cuidados de saúde condignos. Durante a visita ao Hospital de Santa Maria Maior, Miguel Guimarães lamentou que ali haja "excelentes profissionais, mas que trabalham em condições que não são as melhores. É uma situação que urge resolver rapidamente", frisou, reforçando a ideia de que "a população de Barcelos precisa claramente de um novo hospital".
Também António Araújo lamentou as condições em que trabalham os profissionais de Saúde desta unidade, salientando que, não obstante, "as condições de trabalho e a falta de material médico, foi possível encontrar um espírito de equipa forte, com muita vontade de trabalhar e dedicada à instituição e aos doentes". Algo que se deve, também, "ao excelente trabalho do seu Director Clínico, o Dr. Rui Guimarães". Reconhecendo as dificuldades que ali se vivem, o presidente do CRNOM reforçou a mensagem de que estes profissionais de saúde podem contar com o apoio deste Conselho Regional.
Já em Bragança, a dificuldade de acesso a cuidados de saúde das populações mais isoladas foi um dos problemas apontados pelo presidente do CRNOM durante a cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos eleitos para a Sub-Região de Bragança. "A Ordem dos Médicos tem defendido um horário muito mais prolongado nos centros de saúde para atendimento de consultas não programadas, para que as pessoas das localidades mais isoladas tenham acesso a cuidados médicos relativamente próximo de casa", frisou António Araújo. Afiançando que os cuidados médicos de proximidade "devem ser o sustentáculo do SNS", o presidente do CRNOM defendeu a necessidade de serem criados incentivos mais atractivos para que os médicos se sintam motivados a fixarem-se nas regiões mais carenciadas do País.
O bastonário da Ordem dos Médicos, por seu turno, alertou para a gravidade do problema da idade avançada dos médicos de família actualmente a trabalhar nos centros de saúde em Trás-os-Montes e que pode, num período de oito a dez anos, constituir "um colapso gravíssimo" no sistema de saúde desta zona do país, à semelhança do que sucede, por exemplo, no Alentejo. "Estamos a falar de uma região em que muitas estradas não estão nas melhores condições, onde não existem meios de transporte públicos, as pessoas têm de se deslocar no próprio carro e, por isso, os Cuidados de Saúde Primários adquirem aqui uma importância muito maior", sustentou ainda Miguel Guimarães.
+ ler mais (artigo no Jornal do Nordeste)

Veja ainda: Visita ao Hosp. Barcelos + Tomada de Posse em Bragança + Porto Canal + Rádio Brigantia + Rádio Onda Livre
PossePossePosse
António Araújo lidera CRNOM
"Trabalhar em prol dos médicos e do SNS" são os objectivos do mandato de António Araújo na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. Os corpos gerentes da SRNOM tomaram posse a 13 de Fevereiro, numa cerimónia que contou com a presença do Bastonário da OM, Miguel Guimarães, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. + ler mais…
Luciana Couto foi empossada no Porto
Na cerimónia que se realizou no dia 13 de Fevereiro no Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte foram igualmente empossados os Órgãos eleitos para a Sub-Região do Porto. Durante o triénio de 2017/2019 os corpos gerentes desta sub-região serão presididos por Luciana Couto. + ler mais…
Pratas Balhau tomou posse em Braga
Realizou-se a 21 de Fevereiro a cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos eleitos da Sub-Região de Braga da Ordem dos Médicos, para o triénio 2017/2019. Uma cerimónia na qual marcou presença o presidente do CRNOM, António Araújo. Álvaro Pratas Balhau foi o presidente eleito para a Sub-Região de Braga. + ler mais…
PossePossePosse
António Andrade empossado em Bragança
A equipa liderada por António Andrade, eleita para a Sub-região de Bragança para o mandato de 2017/2019, tomou posse no passado dia 13 de Março. Uma cerimónia que contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos e também o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
+ ler mais…
Nélson Rodrigues preside a Viana do Castelo
Viana do Castelo recebeu a 15 de Fevereiro a Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos eleitos para a Sub-Região de Viana do Castelo, para o triénio 2017/2019. O Conselho Sub-regional será presidido por Nelson Rodrigues, que tomou posse na presença do bastonário e do presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos. + ler mais…
Margarida Faria toma posse em Vila Real
O bastonário da Ordem dos Médicos e o presidente do CRN OM marcaram presença, a 16 de Fevereiro, na Tomada de Posse dos Órgãos eleitos da Sub-Região de Vila Real da Ordem dos Médicos, para o triénio 2017/2019. Na cerimónia foi empossada a Margarida Faria como presidente da distrital transmontana. + ler mais…
NortemedicoTwitter FacebookVimeo

Se não pretender receber mais informações da SRNOM por email, clique aqui. Esta mensagem é enviada automaticamente. Utilize os nossos contactos para qualquer esclarecimento ou mais informações.© SRNOM 2017